Sobre guirlandas

Onde Escandinávia e Alemanha se encontram atualmente... os moradores de lá recolhiam folhas dos pinheiros durante o inverno, e estas, permaneciam verdes até a outra estação.
Com estas folhas verdinhas, as guirlandas eram confeccionadas, e pessoas que as faziam, se enchiam de esperança, pois esperavam ansiosos o retorno do sol, terminando assim a escuridão e a frieza do inverno.
Seus formatos circulares, significavam o ciclo das estações do ano. E em sua volta, velas eram colocadas, acesas, simbolizando luz e renovação da vida! História linda, não?!
Era costume distribuir velas em círculos e acendê-las, fazendo com que as preces fossem dirigidas ao deus da luz, que era responsável por fazer a terra girar, em direção ao sol, para que os dias iluminados voltassem e a noite longa fosse embora.
Elas eram colocadas nas portas para que as pessoas que passassem por elas, recebessem proteção divina e atraíssem, assim, muita sorte. Como fazemos nos dias de hoje.
Guirlandas, desde sempre são sinal de esperança, fé, alegria e anteriormente ao cristianismo, bem antes...lá no tempo do paganismo, as guirlandas já eram colocadas nas portas das residências como um símbolo de ligação e chamamento aos Deuses e como um sinal de "seja bem-vindo!!!"

Na Roma antiga, o significado destas bonitas, era de saúde, para os moradores e para os visitantes.
Já na Idade Média, elas eram utilizadas para que as bruxas e os demônios se afastassem das casas, além de serem vistas como brasão familiar. Cada um tinha a sua e enfeitava como podia e queria!!!

Hoje em dia, as guirlandas continuam tendo todos estes significados, pois eles não se perdem jamais, mas junto com estes, não podemos deixar de mencionar que, elas possuem um formato circular, contínuo e eterno que para mim, quer dizer um ciclo divino!
             
Um ciclo eterno, que pode ser o ciclo da vida, do ano, ou como queiram chamar. O mais importante é que representa um ciclo vital, que se inicia e termina em algum momento e se reinicia e assim por diante...

Particularmente, pendurar uma guirlanda na porta, significa carinho e cuidado com os moradores da casa. É dar boas vindas ao fim do ano, para que um novo ano comece. É dar uma atenção especial a quem chega em nossa casa, pois além de toda proteção e todas as lendas, estas coroas não deixam de ser lindos ornamentos que encantam os olhos e o coração.


Mais uma:



 Guirlandas feitas por mim e distribuídas para pessoas queridas!

Beijos

Comentários

Postagens mais visitadas