Dia Mundial da Arquitetura

Projete um Mundo Melhor

Data é comemorada pela União Internacional dos Arquitetos


A União Internacional dos Arquitetos (UIA), entidade que representa 1,3 milhões de arquitetos em todo o mundo, definiu o tema para o Dia Mundial da Arquitetura 2016: “Projete um Mundo Melhor”. Com o aumento e a intensificação dos desafios globais relativos à habitação e sustentabilidade, o papel da Arquitetura e do Urbanismo são cada vez mais críticos. A UIA convoca todas as organizações de Arquitetura para destacar o papel essencial do design para aliviar o sofrimento humano, reduzindo os perigos e melhorando a qualidade de vida. Em carta aos arquitetos de todo o mundo, o presidente da UIA, Esa Mohamed, destaca que projetar um mundo melhor envolve a criação de uma Arquitetura e Urbanismo que seja:

  • Centrada nas pessoas e que engaje as comunidades;
  • Socialmente inclusiva, aliviando os problemas dos assentamentos informais;
  • Preserve o ecossistema urbano;
  • Enriqueça a cultura;
  • Sensível ao clima;
  • E o mais importante: engaje os governos nacionais e locais para assumam a agenda urbana, que garante a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento resiliente.

“Como arquitetos, temos que apresentar ao mundo que essas questões estão dentro de nossa alçada e de nossa capacidade técnica. Desejo a todos um Dia Mundial da Arquitetura com muitos frutos e muito sucesso”, afirma Esa Mohamed. Os membros da UIA e seus parceiros vão se mobilizar no dia 3 de outubro para promover o poder da Arquitetura em enfrentar as mudanças climáticas. Esse assunto será debatido pela UIA durante a conferência Habitat III, que será promovida pela Organização das Nações Unidas na cidade de Quito, de 17 a 20 de outubro. Saiba mais emhttp://www.caubr.gov.br/rumoaquito/

A Organização das Nações Unidas, inclusive, considera outubro como seu “mês urbano”, em que comemora o Dia Mundial do Habitat (também neste dia 3) e o Dia Mundial das Cidades (em 31 de outubro). O tema para o Dia Mundial do Habitat é “Habitação no Centro”, para destacar a importância de condições adequadas de vida nas cidades. Já o tema o Dia Mundial das Cidades será “Cidades Inclusivas, Desenvolvimento Compartilhado”. A ONU já tem mais de 90 atividades organizadas ao redor do mundo para comemorar o Outubro Urbano. Saiba mais emhttp://www.urbanoctober.org/index.asp

RIO 2020
A Arquitetura e seu papel na sustentabilidade ambiental e na melhora de qualidade de vida nas cidades será discutida também no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que será realizado pela UIA em 2020 no Rio de Janeiro. O Congresso UIA 2020 será organizado pelo IAB, entidade do Brasil associada à UIA, com apoio do CAU/BR e demais entidades de arquitetos e urbanistas. O tema será “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, e engloba debates sobre novos desafios na busca da preservação e da sustentabilidade das condições ambientais, e também das condições culturais. “São muitos os mundos urbanos a exigir atenção específica, para a qual a arquitetura, em sua ampla dimensão, tem responsabilidade jamais exagerada. Nossas ações de planejamento, de projeto e de construção interessam a todos esses mundos e sobre cada um têm repercussão”, diz o texto do IAB. Saiba mais em www.uia2020rio.org.

Publicado em 28/09/2016
Retirado do site CAU

Comentários

Postagens mais visitadas